4 atitudes que você deve ter em conta para começar a enriquecer



1-Deixar de ser tão consumista

É do interesse de muita gente que sejamos o mais consumistas possíveis, por isso os anúncios são tão apelativos que não é muito difícil deixar-se levar pelas imagens bonitas e comprar coisas sem parar e que na maior parte das vezes nem nos faz falta nenhuma.  Ao ser consumistas fazemos a economia crescer e o nosso bolso fica cada vez mais pobre. 

2-Não gastar tudo o que ganhamos

Quando gasta tudo o que ganha perde a oportunidade de poupar dinheiro e de, mais tarde, o poder investir. Ficar com dívidas fica cada vez mais fácil se gastar tudo o que ganha e começa a remar em direção à pobreza numa velocidade louca.
 Se não gastar tudo o que ganha pode sempre começar uma poupança para mais tarde investir e assim começar a enriquecer. Lembre-se que, mesmo que não tenha uma grande poupança, pode precisar um dia para despesas de saúde, pode perder o emprego ou o negócio correr mal durante uns tempos, e assim não precisa de pedir emprestado a ninguém. Comece hoje mesmo a adaptar os seus gastos às suas despesas.


2-Colocar sempre todos os gastos no papel (ou excel)

É fundamental que se controle financeiramente e nada melhor do que saber exatamente tudo o que gasta, assim vai puder refletir se os lanches fora de casa (um exemplo) todas as semanas são realmente tão importantes que não possam ser feitos em casa e com melhor qualidade. Mas não precisa de ser radical, é óbvio que podemos comer fora mas só se o nosso orçamento permitir. A sua felicidade e da sua família tem que estar em primeiro lugar, ou seja, se souber o que realmente precisa durante o mês e não gastar mais do que o seu orçamento permitir, então no final do mês já vai ver o seu dinheiro crescer. Futuramente vai puder realizar os seus sonhos e da sua família, como uma viagem ou algo que sempre quis e nunca pôde comprar.  


4-Começar uma educação financeira

Não existe de facto muita cultura para a educação financeira mas muitas pessoas não tiveram e isso não serviu de desculpa para não enriquecerem. Hoje em dia existem livros e vídeos na internet que dão dicas fabulosas grátis e é só se dispor a cumprir e os resultados vão mesmo aparecer. Então em primeiro lugar você tem que saber lidar com o controle financeiro e conseguir que o seu dinheiro sobre no fim do mês para mais tarde poder investir e tirar partido dos seus investimentos. Ensine aos seus filhos desde já o valor do dinheiro e crie uma educação financeira já na sua casa com os seus.

Sem comentários:

Enviar um comentário