A sala de estar tem de ser obrigatoriamente sinónima de comodidade, se não, quem é que vai querer estar lá?!








A sala é uma das mais frequentadas divisões da casa, ora para esticar as pernas no fim de um dia cansativo, ora para ver um bom filme a dois num sábado chuvoso ou para oferecer um lanche á familia  num domingo à tarde. Espaço multi-facetado que pode ser preparado a preceito para receber bem habitantes e visitantes!

Veja algumas dicas:

Há quem diga que são  monótonas as paredes brancas, mas a verdade é que esta, que é uma das cores mais simples, cria um efeito visual intenso e amplo, principalmente se também for aplicada nos sofás, móveis e outros elementos. Por fim, é óptima porque combina com tudo! E não precisa de se preocupar com o tom!

Se preferir outros tons, escolha cores versáteis – castanhos, beges, pretos – que podem facilmente ser alvas de um refresh de vez em quando e que ficam bem com quase todas as cores do arco-íris.

Guarde as cores vivas – laranja, amarelo, azul forte ou fuschia – e cintilantes – prateados ou dourados – para os acessórios.

Dentro do ambiente que criou na sua cabeça (ou que muito inteligentemente passou para o papel!), não tenha medo das misturas! O sofá de 3 lugares não tem de ser igual aos sofás individuais, pode perfeitamente combiná-lo com dois poufs gigantes, uma chaise-lounge ou duas poltronas – tudo em cores ou padrões condizentes. Se as peças estiverem enquadradas no estilo escolhido e/ou na palete de cores, o conjunto vão acabar por se harmonizar. 

O aproveitamento de espaço é a mais valiosa lição de design de interiores que alguma vez pode aprender e deve ser aplicada em todas as divisões da casa. A sala é uma tela branca perfeita para aperfeiçoar esta técnica, começando pela disposição de todo o mobiliário num layout que favoreça, tanto os momentos passados a ver televisão, como aqueles passados em convívio! 

Se for um dos sortudos que tem uma sala de estar XL, temos uma palavra para si: ouse! Coloque o sofá na diagonal, integrando as restantes peças a partir daí; projecte uma verdadeira sala de família ou sala multiusos ao criar pequenos espaços distintos para os miúdos poderem brincar, um cantinho para a leitura ou para o seu marido poder trabalhar no portátil.

Não é o fim do mundo se a sua sala for minúscula – tire o máximo partido desta “miniatura” ao colocar um espelho do chão ao tecto ou uma mesa de vidro, ambas criam a ilusão de uma sala mais ampla. Para um efeito espectacular (e contrariando a lógica) escolha uma peça XL para este espaço – pode ser uma mesa de centro, um candeeiro de pé ou armário – as atenções vão estar de tal maneira vidradas neste elemento que ninguém vai reparar na sua sala pequena!


fonte: eu decoro

2 comentários: