Conheça a etiqueta do Chá das Cinco e dos Cocktails
A tradição do Chá das Cinco e dos Cocktails, o segundo bem mais que o primeiro, está ainda muito bem vincada no nosso quotidiano. Conheça a etiqueta destas cerimónias.
Ainda que, em Portugal não se tenha muito o hábito de obedecer ao ritual inglês do Chá das Cinco, esta é uma tradição muito antiga que obedece a certas regras. Assim, é necessário escaldar o bule e de seguida colocar dentro deste, pacotinhos de chá que deverão permanecer durante algum tempo dentro do bule. Só depois é que se deve deitar a água a ferver. Deve ter sempre por perto água quente para as pessoas que prefiram o chá mais fraco, pois a sua confecção deve ser muito forte.
É também muito importante ter na mesa umas rodelas de limão e leite, pois existem pessoas que preferem tomar o chá com outros condimentos. O acuçar deve estar sob a forma de cubos e para o colocar no chá, deve possuir uma pinça no açucareiro e não a tradicional colher.
Deverá servir com o seu Chá das Cinco, salgados e doces. Pequenas sandes e pãezinhos, ou os típicos scones que são muito apreciados nestas ocasiões. Bolos, bolachas ou biscoitos é algo que jamais deve faltar num dos seus chás, bem como os populares doces. Todavia, não deve oferecer doces de colher. Nunca misture doces e salgados no mesmo prato, e jamais pegue na chávena para beber o chá sem ter o pires.
Os Cocktails é outra forma de convívio onde as pessoas se reúnem, mas com um propósito diferente. O intuito de um Cocktail pode ter a ver com a apreesentação de um livro, retribuir qualquer coisa a alguém utilizando o Cocktail como forma de agradecimento ou fazer tornar público algum factor de interesse. Estes, entre outros motivos, fazem do Cocktail uma cerimónia de requinte e charme.
Os Cocktails são sempre ao fim da tarde e normalmente duram cerca de duas horas. Nos convites deve constar a data, hora do início e do fim do Cocktail, local, o traje, ou seja, se há ou não necessidade de levar um traje a rigor, e um número de telefone para onde as pessoas telefonarão a confirmar a sua presença. Num Cocktail servem-se alimentos que não necessitem de talheres e que sejam práticos de comer: salgados, doces ou canapés.
As bebidas existem sob dois ramos, para que se possa agradar a todos os convidados: alcoólicas e não alcoólicas.Os alimentos e as bebidas devem estar sempre à disposição dos convidados já que cabe aos empregados, destacados para o Cocktail, estarem sempre a circular com as bandejas na mão.
Para além das bebidas e dos alimentos que os empregados comportam nas bandejas deve haver uma mesa maior e imóvel, recheada de bebidas e comida do mesmo género que a anterior. Os convidados devem permanecer de pé num Cocktail. A primeira coisa que fazem ao chegarem a uma ocasião deste porte é ir cumprimentar os anfitriões, bem como à hora determinada do fim do Cocktail, se deve retirar educadamente.
Seguindo as regras da boa educação um homem deve sempre oferecer uma bebida à pessoa que o acompanhou ao Cocktail, quer seja logo no início do acontecimento ou quando detectar que a sua companhia já terminou a bebida anterior. Sorria sempre para as pessoas e quando precisar de alguma coisa faça um leve sinal ao empregado, que este de imediato satisfará o seu pedido.
Se pretende organizar um chá informal com as suas amigas ou um glamoroso Cocktail, estas são as regras mínimas para que tudo possa correr na perfeição. Assim, poderá ser um anfitrião magnífico ou um requintado convidado.
fonte : mulher portuguesa
Sem comentários:
Enviar um comentário