Passo a passo para fazer cortinas e decorar sua casa com economia







Escolha o tecido que mais combina com sua casa e mãos à obra!
  • Cortinas dão um toque especial na decoração de uma casa. Quartos, salas, escritórios, casas de banho e até cozinhas ficam muito mais charmosos e aconchegantes se decorados com belas cortinas. Claro que é importante escolher as cores, modelos e tecidos que mais combinem com o restante dos móveis.

  • Comece por escolher o estilo e o comprimento da cortina que deseja. Ela deve tocar ou até mesmo cair sobre o piso. Se optar por uma cortina até a altura do peitoril da janela, ela deverá ultrapassá-lo em 10 cm. Outro ponto importante é escolher o modo de instalação.


Primeiro passo
: como escolher o tecido para sua cortina

O tecido dependerá do gosto e do orçamento, mas, seja qual for o que venha a escolher, não procure economizar: é preferível comprar tecidos mais baratos, mas em quantidade suficiente, do que quantidade insuficiente de tecidos mais caros. Deverá ainda escolher um tecido que caia bem e, se este tiver motivos ou desenhos grandes, terá que comprar mais tecido para os acertos. Lembre-se também que as cortinas ficam sempre com melhor aspecto se forem arrematadas com um debrum ou cercadura. Actualmente, muitos tecidos têm a sua própria cercadura, que pode ser cortada e costurada nos quatro lados da cortina e na borda inferior do bandô, se existir. Os reposteiros devem ser forrados - de preferência com forro duplo, dos quais um será de flanela para isolar do frio e abafar o ruído, e o exterior, de cetim.


Segundo Passo: instalação das cortinas
Existem várias formas de pendurar cortinas, mas as mais utilizadas são os trilhos e as varas com argolas. Escolha o tipo mais adequado ao estilo de decoração utilizado na divisão em que vai colocar as cortinas.


Terceiro Passo: bandôs de madeira e de tecido
Se preferir um bandô, pode optar por um de tecido - igual ou combinando com o tecido das cortinas - ou por um rígido de madeira forrado de tecido combinado ou contrastando com o das cortinas. O desenho do bandô pode ser inspirado numa sanca ou numa peça de mobiliário, ou ainda obedecer ao desenho do motivo do próprio tecido das cortinas.


Quarto Passo: as “cabeças” das cortinas
Existe uma grande variedade de “cabeças” (os franzidos machos na parte superior das cortinas), desde as muito simples até as mais complicadas. Uma das mais comuns é a cabeça de pregas franzidas, para a qual são necessárias duas larguras e meia de tecido; as pregas básicas - constituídas por três franzidos de 5 cm de tecido cada um - são formadas a intervalos de 10-12,5 cm. As cabeças com canudos unidos com fita de franzir são também muito atraentes. Requerem, em geral, mais tecidos que as anteriores e dependendo da altura a sua profundidade é de 10-15 cm. Os machos, sendo menos cheios de pregas franzidas, utilizam menos tecido - o correspondente a uma vez e meia a largura da janela. Os machos, normalmente de 7,5 cm de profundidade, têm entre si intervalos de cerca de 10 cm.

As pregas duplas são habitualmente apenas costuradas a cerca de 1 cm do topo, de modo que a cortina parece quase flutuar a partir da parte superior da janela. As cabeças com canudos são basicamente constituídas por pregas singelas costuradas na vertical até 7,5-10 cm do topo e com a base também costurada e pregada à cortina, produzindo um efeito mais leve do que as pregas franzidas. As cabeças drapeadas em forma de festão são as mais elaboradas.

  • Pronto! Agora você já sabe como fazer cortinas de diversos modelos diferentes. É só comprar um tecido que combine com as divisões que serão decoradas e mãos a obra! Em pouco tempo você terá uma casa linda e aconchegante, sem gastar muito para isso.


6 comentários:

  1. Ai que boas ideias!!!! :D Gostei do cantinho!!!

    ResponderEliminar
  2. Adorei as idéias e as dicas!!!!
    Tenha uma bela semana.
    Fernanda

    ResponderEliminar
  3. sim senhor, muitoooo boas dicas, adorei :D

    ResponderEliminar
  4. Senti falta de algumas fotos ou links para exemplificar... No mais, está bem escrito.

    ResponderEliminar
  5. Adorei as dicas... Adiciona meu blog tbm tem muitas novidades.. `Fuxicando Artes com Lizandra`

    ResponderEliminar
  6. adorei eu fiz ficou lindoooooooooooooooooooooooo

    ResponderEliminar