A Mãe da noiva tem um papel muito importante no dia do casamento. Escolher o vestuário mais adequado pode ser uma decisão difícil, mas não impossivel!

















Vestir a mãe da noiva

A escolha da roupa para um casamento tem de respeitar toda uma série de protocolos e convém estar a par de todos se não quiser fazer má figura.
O que a mãe deve vestir

Se a cerimónia for informal, dê preferência a vestidos simples, sempre abaixo do joelho, mesmo se a moda forem saias curtas. Opte por um modelo sóbrio de decote discreto.
Os tailleurs, chemisiers, vestido e casaco ou conjuntos de duas peças também são uma boa opção.
Os tecidos devem ser foscos, mas de qualidade, como o linho, crepe, seda, microfibra, lãs ou veludos sem brilho, como o algodão.
As peças podem ter tonalidades combinadas, de um único tom, com estampado discreto em cores vivas ou sóbrias. Evite as cores demasiado claras, que pareçam branco, porque de branco só vai a noiva. As cores escuras demais também não ficam muito bem. Pelo protocolo o preto é associado a funerais e velórios.

Arranjos, enfeites e chapéus de aba podem ser usados até às 18 horas. Qualquer adereço é bom para complementar o conjunto.

Se a cerimónia for semiformal, decida-se por um vestido ou conjunto saia-casaco que deixe o sapato à mostra. O modelo pode ser justo, drapeado, plisse, rodado. Os tecidos ideais são seda, crepe, organza, musseline, renda, tafetá, microfibras, veludo ou lã, com acabamentos com brilhos.

Os sapatos podem ser tecido ou couro de salto alto. A carteira deve ser da mesma cor e do mesmo material dos sapatos. Chapéus com abas são permitidos se a cerimónia decorrer até às 18h. Jóias de ouro, pérolas e pedras preciosas ou bijuterias finas são opções de adereços.

Se a cerimónia for formal, opte por um vestido ou um tailleur comprido e de gala, que cubra os sapatos. Modelos sóbrios com decotes discretos são boas escolhas. Dê preferência a mangas compridas. As estolas e os boleros ficam muito bem neste tipo de cerimónia. O tecido pode ser de cetim, tafetá, seda pura, renda, veludos, microfibras ou adamascados. Se optar pelos bordados, use os com motivos em fios metálicos, pedras e lantejoulas. As cores podem variar entre os tons pastel e as cores primárias.

Para a cabeça, pode usar arranjos com flores artificiais de seda, penas, plumas ou um pequeno véu cobrindo o rosto. As luvas são opcionais nos modelos sem mangas. Os sapatos devem ser sempre sociais, em tecido, napa metalizada ou couro liso. A melhor bolsa é a pequena sofisticada com jóias, ou bijuteria, em harmonia com a roupa.
O que nunca deve usar:

* Cores claras, escuras ou metalizadas.
* Sapatos e chapéus forrados a tecido, tamancos, babuchas, luvas compridas, detalhes de strass.
* Padrões ou estampados exagerados.
* Tecidos como o algodão ou o linho.
* Luvas acetinadas e compridas.

Não use, nunca, acessórios demasiado práticos com a roupa sofisticada; bordados, transparências, decotes ou detalhes exagerados; tons claros como bege, pérola, marfim ou tons que possam disputar com a roupa da noiva.

fonte: mulheres.clix.pt

1 comentário:

  1. Olá

    Estou aqui para te fazer um convite...

    Venha conhecer meu blog-brechó:

    http://brecho-maluco.blogspot.com

    Espero sua visita

    ResponderEliminar