Fazer um bom Churrasco é uma arte e exige que se prepare tudo muito bem. Aproveite o bom tempo e faça-o no almoço de Domingo!


Apesar de Churrasco parecer  fácil de se  fazer, preparar uma boa carne, ainda é uma arte. Para se ter sucesso em seu churrasco é necessário planear com tempo, como o número de pessoas que irão comer, a carne escolhida, as bebidas, a marca da cerveja escolhida, marca de carvão, e claro a churrasqueira.
Uma boa Churrasqueira não irá fazer milagres, mesmo que seja uma cheia de funções,a sua carne não irá ficar magnífica só porque  comprou uma muito boa. 
Já vi muitas pessoas, assar maravilhosamente bem numa  lata de tinta improvisada.

Agora, o componente central: A Carne. Nada de comprar partes da vaca baratas como fígado (já vi pessoas a fazer churrasco disso) . Opte, por Picanha, Alcatra, entrecosto,febra, Costela (é muito boa mas, compre apenas como complemento, não como principal) e salsicha de criolo.
Se está com pouco dinheiro, e tem um grande número de pessoas que irão comer no seu churrasco, experimente comprar um pouco de lingüiça, Costela e Frango.

Temperos para o churrasco 

O sal grosso ainda é o melhor tempero. Normalmente é salpicado à carne para em seguida ser colocada na churrasqueira.
 Após estar bem assada, bate-se de leve na carne para retirar o excesso de sal.Também  podemos acrescentar ervas, azeites, marinadas, especiarias e, diga-se de passagem, algumas carnes ficam muito mais saborosas quando estão bem temperadas. 
Para cortes bovinos magros, o sal grosso é uma boa opção. Não devemos esquecer de acrescentar um toque de pimenta-do-reino moída na hora. Para os cortes maiores e com maior teor de gorduras, pode-se colocar a carne para marinar em vinho com ervas, cebola, alho e especiarias. 

Um bom lombo de porco pode ficar por uma 4 horas a  marinar em sumo de laranja com paus de canela e alguns cravos-da-índia, e não se esqueça de acrescentar algumas ervas frescas. 

Pescados em geral casam muito bem com limão, azeite, vinho branco , e colocar o peixe por uns 20 minutos nessa marinada irá realçar o sabor. Frango combina com quase tudo, portanto pode-se variar as marinadas. Uma dica para o frango ficar bem crocante, macio e suculento é coloca-lo de molho em salmora preparada na proporção de uma colher de sopa de sal para cada chávena de água. Cubra o frango e deixe repousando por 6 a 8 horas, depois escorra e ponha na brasa.

Sem comentários:

Enviar um comentário