Tomar chá verde! Veja todas as vantagens
Chá é uma bebida quente introduzida pelo chineses há alguns milhares de anos. Chá vem da palavra “tchá” em chinês, que tem o mesmo significado. Segundo a lenda chinesa o imperador Shen Nong estava no pátio do seu palácio a beber uma chávena de água quente quando uma folha veio, trazida pelo vento, e caiu na sua chavena. Ele de curiosidade experimentou e surpreendeu-se com um sabor agradável. Mais ainda, a bebida deu conforto no seu estômago e disposição.
Animado com a sua descoberta, mandou os seus guardas encontrarem a árvore de onde tinha saído a folha, e em seguida plantou muitas mudas para que seus súditos também pudessem apreciar essa nova bebida. Estava descoberto o chá verde.
Veja as vantagens de tomar este saboroso chá!
O chá verde contém algumas substâncias biologicamente activas que se encontram naturalmente no chá verde. Por extracção, consegue-se uma concentração muito maior, e uma quantidade homogénea (estandardizada) de substâncias activas e um efeito muito mais seguro.
Actua aumentando o gasto de energia (efeito termogénico) e a oxidação das gorduras ("queima de gorduras"). Estes efeitos devem-se à acção conjunta da cafeína com as catequinas presentes no chá.
Existem estudos que indicam que a administração de extracto de chá verde em cápsulas, aumenta o gasto de energia em cerca de 4% e aumenta a oxidação das gorduras, mais do que a cafeína. Assim sendo, o chá verde tem um efeito anti-obesidade, influenciando o peso e a composição corporal.
As virtudes medicinais do chá são conhecidas a séculos, especialmente o seu efeito estimulante. Mas hoje, a ciência está a comprovar as suas propriedades terapêuticas e cosméticas. O chá verde, considerado actualmente um aliado da saúde por ser rico em flavonóides - substâncias antioxidantes que ajuda a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento da células do nosso corpo. Está também comprovado que o chá verde ajuda a diminuir as taxas de colesterol e fortalece o sistema imunológico. As virtudes do chá verde na prevenção do cancro, já foram muito divulgadas actualmente, vêm do fato de o chá verde ser rico em bioflavonóides e catequinas, substâncias que bloqueiam as alterações das células que dão origem aos tumores.
Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardíacas e circulatórias por conter uma boa dose de tanino: o consumo diário de chá verde diminui as taxas do LDL (colesterol que faz mal à saúde) e fortalece as artérias e veias.
Mas as boas notícias não acabam aí: está comprovado que o chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal. Um dos estudos foi realizado na Suíça com três grupos de pessoas que seguiram a mesma dieta.
O grupo que recebeu chá verde teve aumento de 5% na queima de calorias em relação aos outros dois grupos pesquisados. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, demonstrou que o extracto de chá verde - que possui altas concentrações de antioxidantes como catequina, polifenóis e muitos outros compostos incluindo cafeína - pode aumentar a utilização de energia muito acima dos efeitos da cafeína pura.
Cientistas acreditam, ainda, que o hábito de beber chá em vez de café é um dos factores responsáveis pelo menor índice de enfartes e cancros em países do Oriente. Comprovou-se também que as substâncias presentes no chá verde ajudam a prevenir cáries, têm acção anti-inflamatória e antigripal, activam o sistema imunológico e regeneram a pele. As substâncias presentes na Camellia sinensis (folha do chá verde) também dissolvem gorduras e são eficazes no tratamento de celulite e gordura localizada.
Por ser rica em tanino, substância com propriedades anti-séptica e adstringente, a planta é indicada também para limpar e equilibrar peles oleosas. Ainda na área da dermatologia, a novidade é que o chá verde pode proteger contra os efeitos nocivos do sol, "o assunto foi um dos mais comentados do último congresso da Academia Americana de Dermatologia, por causa de um estudo realizado por cientistas da Universidade de Nova Jersey". Eles descobriram que o chá, transformado em creme, melhora o sistema de defesa das células da pele contra os raios ultravioleta do tipo B. Ao reduzir a inflamação causada por essa radiação, o chá verde aumenta a protecção contra o cancro da pele. A descoberta pode ser o ponto de partida para a produção de uma nova família de loções.
fonte:desportos de ginásio
Sem comentários:
Enviar um comentário