5 dicas para se livrar das dívidas ou nunca as ter



1-Faça a lista completa das suas dívidas

Escreva num caderno, ou faça uma tabela no excel, tudo o que deve e não deixe nenhum cêntimo de fora. Seja empréstimos bancários, divida em lojas do bairro, dinheiro que tenha ficado a dever a algum familiar ou amigo. Mesmo que demore a fazer a sua lista não desista, tem é que ficar bem detalhada. Este primeiro passo é importante para começar a ter noção das suas dívidas e assim poder estipular um x por mês para cada parcela. 
Estabeleça um prazo e cumpra. Por exemplo, se você acha que consegue pagar tudo em 9 meses e estipulou 150€ para as dívidas cumpra esse prazo sem olhar para trás.

2-Comece a anotar tudo o que gasta

Parece uma coisa bem simples que se pode tornar chata, mas é um hábito fundamental para você começar ter a noção do dinheiro que sai do seu bolso e que você muitas vezes nem sabe como gastou. a começar pelo simples café que toma fora de casa, as saídas com amigos aos fins de semana, as idas ao shopping, cinema, pequenos presentes para o namorado ou marido. Estes são pequenos gasto que somados dão geralmente um valor bem maior do que nós esperamos. O grande objetivo deste passo é fazer com que você, pouco a pouco, se consiga controlar mais e começar a gastar menos. Pode anotar tudo num caderno ou, se preferir, numa folha excel no seu computador. Se num mês (que já tenha no seu orçamento o que estipulou para as dívidas) sobrar algum, tente pagar uma das suas dívidas. Quem sabe de uma só vez consegue pagar ao seu amigo e assim livra-se duma vez de um credor.

3-Se está a começar a sua vida não a comece já com dívidas

Quando começamos a ganhar dinheiro, a primeira coisa que nos vem à mente é comprar um carro e logo a seguir uma casa. E como a maioria não de nós não tem um tusto recorremos ao crédito. Claro que em vez de pagar só um carro e uma casa, no final das prestações 8se conseguir pagar tudo direitinho) vai pagar 3 ou 4 carros e casas a mais. Ou seja, ainda agora começamos a vida e já temos uma responsabilidade enorme nas costas. Sem falar na pressão que vamos ter para cumprir tudo, você só vai trabalhar para pagar contas a vida toda e talvez nunca consiga trabalhar para juntar dinheiro. Depois existe também a possibilidade de acontecer algo na vida, como perder o emprego, e as contas acumulam como uma bola de neve. Todos sabemos que andar de autocarro pode ser um pouco duro mas uma boa dica é usar os auscultadores e ouvir livros ou podscast, faça o sacrifício com o objectivo de juntar dinheiro para um carro, e nem precisa de ser um zerinho mas o objetivo a médio prazo vai valer a pena. 

4-Leve a marmita para o trabalho

Quando fazemos as refeições fora de casa, mesmo com menus baratos, tendemos a gastar muito dinheiro. Por exemplo, se você gastar entre 5 a 10 euros por dia multiplicado por 22 dias úteis é realmente muito dinheiro (entre 110 a 220€). E se parar para pensar bem este gasto nem sequer é essencial e que o sacrifício vai valer se você tiver um objetivo. Ao levar os seus alimentos vai poupar mais de metade do que gastaria e ainda vai comer bem melhor. Esse dinheiro pode servir para o objetivo de pagar mais rápido as suas dívidas e assim poder começar a poupar.

5-Viva com um padrão de vida mais baixo do que você ganha

Mesmo que a sua zona seja uma das mais caras do país não importa, o que tem a fazer, se não quiser mudar para uma cidade mais barata, é deixar de gastar mais do que você ganha. Se fizer um orçamento cumpra-o até conseguir o seu objetivo e livre-se das dívidas.


Poupar faz parte da vida e viver com dívidas e acima das suas possibilidades só lhe vai trazer angustia e má qualidade de vida. Lembre-se que não importa o que gastamos mas sim como gerimos o que ganhamos. Depois de pagar todas as suas dívidas, use a mesma fórmula que o ajudou a livrar-se delas e comece a poupar esse dinheiro, a sua vida vai mudar se você também mudar.

Sem comentários:

Enviar um comentário