Deslocamento prematuro da placenta

O descolamento prematuro da placenta, também conhecido como placenta abrupta, designa a separação de parte ou da totalidade da placenta do local onde se encontra implantada antes do nascimento do feto, numa gravidez com mais de 24 semanas de gestação. Sendo a placenta o meio de trocas quer alimentares quer de oxigênio entre o feto e a mãe, ao existir um descolamento desta há um compromisso da sobrevivência fetal, como tal é uma urgência obstétrica.
Factores de Risco:
Tensão arterial elevada na gravidez, idade avançada da mamã, traumatismo abdominal, ruptura da bolsa de água quando há um aumento do líquido amniótico, após a saída do primeiro bebê em caso de gravidez de gémeos, mioma uterino, tabagismo e consumo de drogas.

Sinais e Sintomas:
Perda de sangue vivo via vaginal ou sem perdas visiveís, dor abdominal intensa e súbita, útero muito contraído com sensibilidade à palpação, pode haver presença de sangue a nível do líquido amniótico.

Diagnóstico:
Palpação uterina e ecografia abdominal.

Efeitos na Gravidez:
Aborto, parto prematuro, sofrimento fetal.

Tratamento:  Dependendo da idade gestacional, do estado fetal e da percentagem de descolamento pode ser aconselhado repouso absoluto com medicação para prevenir contrações ou cesariana de urgência. 
fonte:infomaternal

Sem comentários:

Enviar um comentário