Alimentos que podem prolongam a juventude
‘Os 40 são os novos 20', pode ler-se nos vários cartazes, espalhados pela cidade de Lisboa, que fazem publicidade à série ‘Cougar Town', que estreou há pouco no nosso país.
As cougar (puma, à letra) são mulheres de 40 anos, divorciadas, com filhos, carreira sólida e... que seduzem homens mais novos. O que tem isto que ver com alimentos que nos fazem mais jovens? Bem, custa-nos a crer que este fascínio recente pelas ‘quarentonas' tenha que ver somente com a atitude delas ou pelas sessões contínuas no cirurgião plástico. Bons genes? Sim. Personalidade? Claro! Alimentação antienvelhecimento? Sem dúvida alguma! Não há bisturi que puxe e repuxe uma pele mais encrespada que o mar da Nazaré em dia de tempestade e fique um resultado perfeito, que é como quem diz, natural. A cougar mais emblemática é Demi Moore (a actriz tem 47 anos), que jura a pés juntos que nunca fez uma cirurgia ao rosto e que a sua juventude se deve apenas à alimentação cuidada - à base de vegetais e fruta - que adoptou há dez anos. Fomos falar com Teresa Branco, fisiologista de controlo do peso, da Clínica Metabólica, para saber como podemos permanecer jovens mais anos tendo apenas nos alimentos a arma na luta contra o envelhecimento.
Armas de antioxidação maciça
Frutas e vegetais
O envelhecimento é um processo de oxidação no qual as nossas células libertam umas substâncias ‘antipáticas', que se chamam radicais-livres, e embora o nosso organismo seja capaz de combater estes maus da fita, à medida que envelhecemos vamos tendo menos capacidade para lutar contra um gangue inteiro de radicais-livres e, para isso, é fundamental chamar os reforços - os antioxidantes -, que encontramos em alguns alimentos. "Se queremos envelhecer menos depressa, temos de ter uma alimentação muito rica em antioxidantes, e estes encontram-se sobretudo na fruta e vegetais com muita cor. Quanto mais cor tiver a fruta ou o vegetal, mais rico em antioxidantes é", alerta Teresa Branco. Ficamos com a sensação de dever cumprido sempre que comemos saladas, mas, diz a especialista, "a alface é muito branca e basicamente composta por água. Devemos incluir no nosso prato agriões, espinafres, rúcula, tomate, beterraba nas saladas... são alimentos com bastante cor e promovem a nossa vitalidade. Na fruta, encontramos muitos antioxidantes nos citrinos - limões, laranjas, tangerinas, quivis - nas cerejas, morangos, amoras, framboesas..."
Ácidos gordos ómega 3
"As nossas células necessitam de ácidos gordos para se regenerarem e estes são fundamentais até para manter a nossa juventude cerebral. Os peixes gordos - o salmão, a sardinha, o arenque, o atum - têm na sua constituição muitos ácidos gordos ómega 3 e, portanto, devemos ingeri-los com muita frequência", reforça Teresa Branco.
Água
Todos os processos do nosso organismo são feitos com água. "Se não estiver permanentemente bem hidratada, envelhece mais depressa." O ideal é beber cerca de oito copos de água por dia. E não se fie na sede. É que vamos perdendo esta sensação com a idade.
Vitamina D
Ainda é do tempo em que as nossas mães nos obrigavam a engolir as drageias de óleo de fígado de bacalhau? Pois, como sempre, as mães tinham razão. Esta vitamina é essencial para a absorção do cálcio e ajuda na prevenção da osteoporose, além de fortalecer o sistema imunitário. Pesquisas recentes referem que também nos protege de doenças auto-imunes (como a esclerose múltipla ou a artrite reumatóide), hipertensão e psoríase. Os alimentos ricos em vitamina D, como o atum, salmão e sardinha (ou suplementos desta vitamina), são fundamentais para nos mantermos jovens e saudáveis por mais tempo. "Nós produzimos vitamina D através do sol, por isso, se por um lado é bom protegermo-nos dos raios solares e usar protector solar para prevenir o cancro da pele, por outro, se usarmos protectores muito fortes e não apanharmos sol, temos muito menos probabilidade de sintetizar vitamina D." Mas basta apanhar dez minutos de sol diariamente sem protecção, nos braços, por exemplo, para garantir a produção desta vitamina. E o resto do tempo use um protector.
Os 3 C - caril, cacau e chá verde
Estudos recentes atribuem propriedades anti-inflamatórias e protectoras do sistema imunitário ao caril, essencialmente porque esta especiaria contém curcuma ou açafrão-das-índias, um poderoso antioxidante e anti-inflamatório. Se não gosta de caril, tem bom remédio: use apenas curcuma, que tem um sabor muito suave.
Se é daquelas pessoas que só bebe água quando o rei faz anos ou estão 40ºC à sombra, uma forma de se hidratar e, ao mesmo tempo, receber uma boa quantidade de antioxidantes, é beber chá verde. "Um bom chá verde é uma infusão que está em água uns 7/8 minutos para a água receber as suas propriedades fundamentais", aconselha a fisiologista.
Deixámos para último uma ‘prenda' para as mais gulosas: cacau. Mas nada de bombons ou chocolate de leite. Sempre amargo, de preferência puro, 100%, ou então um chocolate com um teor de cacau acima dos 70%. Pode satisfazer o seu desejo por doces, duas a três vezes por semana, com cerca de 30g. Descobriu-se que o chocolate preto, amargo, contém polifenóis, os antioxidantes encontrados no vinho tinto e chá verde, e flavonóides, que ajudam na prevenção de doenças cardíacas. Uma tentação boa para a sua saúde!
Fonte: activa
Sem comentários:
Enviar um comentário