Depois dos excessos, os cuidados. Purifique o corpo com uma alimentação correcta. Faça opções que a ajudem a viver melhor. Vai sentir-se outra!


Não é só uma questão de elegância, é também de saúde. Levar uma vida disciplinada, assente num regime alimentar correcto e na prática de uma actividade física, é a forma inteligente de trabalhar nestes dois sentidos que, como se sabe, estão interligados. A entrada no novo ano é a altura ideal para fazê-lo. Depois de um período de excessos alimentares, as boas resoluções de 2010 podem começar por um programa de purificação do organismo. O mais popular é neste momento o detox, que privilegia a ingestão de líquidos em detrimento dos sólidos.

Segundo a nutricionista Patrícia Padrão, os cuidados essenciais da alimentação saudável incluem a necessidade de uma hidratação coerente, a distribuição de alimentos ingeridos às diferentes refeições, o consumo abundante de produtos hortícolas, fruta e cereais integrais, e a ingestão de lacticínios, evitando os gordos, de carne e peixe.

A não perder de vista O mais importante é “seguir alguns princípios da culinária saudável”, diz. Isto é, manter o lume brando e água desde o início das preparações, para os alimentos cozerem sem atingir temperaturas elevadas, e o uso abundante de hortícolas. “Incluindo os de sabor mais intenso como o alho e a cebola, o alho-francês, os coentros e a hortelã, de forma a minimizar o uso do sal e obter excelente sabor.” Para a confecção dos pratos, a gordura indicada “é o azeite” que “deve ser suprimida quando se cozinha carne”.

Fazem parte de um regime alimentar equilibrado “o consumo de sopas, caldeiradas e açordas e estufados em que os alimentos animais sejam cozidos numa calda de sucos hortícolas em lume brando. E assados a baixa temperatura (até 180 ºC), aromatizados com hortícolas, ervas e especiarias”.


A água é essencial
A água é muito importante no nosso organismo. “É um elemento essencial à vida”, observa a nutricionista, explicando que esta faz parte da estrutura dos tecidos e é usada para transportar os nutrientes de que o organismo precisa. Transporta ainda os produtos resultantes do metabolismo, tendo ainda um papel essencial na estabilização da temperatura corporal. “A água apoia as funções celulares, interferindo no funcionamento de todos os sistemas e órgãos.” Diariamente é preciso ingerir quantidades de fluidos para compensar as perdas sofridas através da respiração, urina, fezes e suor, “de forma a assegurar a regulação do balanço hídrico”. As quantidades diárias de água variam conforme o sexo, fase do ciclo da vida, temperatura ambiente e actividade física. Os alimentos também dão o seu contributo, uma vez que quase todos eles têm água na sua constituição. Os mais ricos neste aspecto são os hortofrutícolas. Como vê, não é difícil seguir uma dieta saudável. Comece hoje!

fonte: máxima

Sem comentários:

Enviar um comentário