É uma tradição começar as "dietas" à segunda-feira ou depois do Natal. Como mudar hábitos significa comer bem, em quantidade, qualidade e sabor, porquê adiar?



Mais umas férias e para muitas pessoas também mais uns quilitos. Férias e dieta são incompatíveis porque a alimentação tem vínculos sociais e culturais de que não nos podemos esquecer. Que sentido faz conhecer outros povos, outras culturas ou outras regiões do nosso país, se não experimentarmos a sua gastronomia?

Sabendo isto, não concordo com uma excessiva preocupação com o que se come tanto no período de férias como, já o tenho dito, nos fins-de-semana. A comida e toda a socialização que dela decorre dão cor à vida, já demasiado cinzenta na maior parte dos casos. É um prazer, mas que também não pode tornar-se o único sob pena de comprometer todos os outros. Se só se vive para comer, as consequências manifestam-se mais cedo ou mais tarde. Peso em excesso, deprime-nos. Peso em excesso pode provocar dores nas pernas, nos pés, ancas ou joelhos. Peso em excesso dá-nos cansaço e dificuldades respiratórias. Peso em excesso tira-nos qualidade de vida.

Por tudo isto, e porque é normal nesta altura começarem de novo as preocupações com a saúde, já que as preocupações com a linha são apanágio da Primavera, trago hoje aqui pequenas sugestões para pequenas mudanças no seu dia-a-dia que farão toda a diferença nos próximos meses e, espero, nos próximos anos.

A primeira delas é determinar-se em começar hoje mesmo a mudar os seus hábitos.



- O pequeno-almoço é OBRIGATÓRIO! Permite carregar baterias, melhorando a produtividade e o humor enquanto acelera o metabolismo;

- Três a três horas e meia depois faça uma refeição ligeira; iogurte ou leite + pão integral ou de mistura ou uma peça de fruta que deverá repetir-se o mesmo tempo após o almoço.

- Se o jantar for tarde, ou se gosta de comer ao fim da tarde quando chega a casa, faça outro lanche pequeno mas com os pezinhos debaixo da mesa, que é o mesmo que dizer não faça outras coisas enquanto come, para interiorizar essa refeição.

- O almoço e o jantar devem começar com um bom prato de sopa, cuja base deverá ter farináceos (batata, grão, feijão, etc.) e ser de consistência fina, deixando para a hortaliça a generosidade nas quantidades.

- Se beber às refeições, beba água em pequenas quantidades ou um copo de vinho (125 ml), de preferência tinto.

- A água, sem gás e aromas, deverá ser consumida ao longo do dia. Só esta, uma vez que as novas águas existentes no mercado contêm algumas calorias, não devendo ser ingeridas em grande quantidade.

- Se se deita tarde, faça também uma pequena ceia

- Não se esqueça de fazer pelo menos 30 minutos de actividade física, três a quatro vezes por semana. Não se esqueça também de que exercício físico pode ser andar a pé, subir e descer as escadas de sua casa ou voltar a usar aquela bicicleta ou tapete que tem lá em casa e que tanto serviu quando os comprou... A música dá uma grande ajuda!

Para terminar, reforço apenas esta ideia. Não interessa a que horas toma o pequeno-almoço ou a que horas se deita. O que importa é não estar mais do que três horas e meia sem comer entre cada refeição. Só assim poderá manter normal o seu nível de açúcar no sangue, permitindo-lhe nunca ter fome e isso, juntamente com um prato de sopa, permite-lhe nunca comer excessivamente nas refeições principais.

Desejo-lhe uma boa rentrée alimentar!

fonte: educare

1 comentário:

  1. Estou extravasando na comida nessas festas... depois eu volto aqui para começar a dieta rsrsrs
    Olha só.., não cheguei em tempo para lhe desejar um Feliz Natal, mas não poderia deixar de vir lhe desejar um maravilhoso Reveillon ao lado das pessoas que vc ama, e que 2010 seja abençoado e repleto de realizações para vc. Bjks

    ResponderEliminar