Os cartões de crédito são vistos como uma ameaça à sociedade, embora cada vez haja mais gente que não pode passar sem eles.


O grande problema é que a maioria das pessoas não tiveram educação na utilização do cartão de crédito, enquanto os bancos conhecem todas as estratégias para lhe cobrar mais (por vezes também eles arriscando e ficando em situação de crédito malparado).

A primeira coisa que tem de saber acerca do cartão de crédito é que não é dinheiro grátis. Isso não existe… Pense em utilizar apenas em situações de emergência, em que não pode pagar a pronto.

Saiba também que a dívida dos cartões nasce do facto de pagar os empréstimos demasiado tarde. A maioria dos bancos tem um período em que não lhe cobra juros, e só após esse período é que começa a pagar mais.

Uma das formas mais recentes criadas pelos bancos, é o pagamento de prestações mais baixas inicialmente, que aumentam passados alguns meses.

Funciona da mesma forma que o pagamento de juros nos primeiros anos dos empréstimos para compra de habitação.

Inicialmente só paga os juros (com uma prestação baixa), depois começa a amortizar e a prestação aumenta bastante.

Se já está numa situação de dívida incontrolável, use algumas técnicas de redução da dívida dos cartões de crédito.


Já sabemos que os consumidores estão cada vez mais endividados, e as dívidas dos cartões de crédito são das piores dívidas que pode ter, devido à forma como funcionam e às taxas de juro que cobram.

Apesar de tudo, os cartões de crédito são úteis para se poder comprar algumas coisas urgentes que de outra forma não seria possível, mas quando a dívida se acumula, vêm ao cimo todas as desvantagens de ter um cartão de crédito.

A seguir ficam algumas das melhores formas de reduzir ou eliminar por completo as suas dívidas.
Renegociar as condições do cartão de crédito

O ramo de negócio dos cartões de crédito é bastante competitivo e dinâmico, por isso o seu actual banco não o quer perder, e os concorrentes farão quase tudo para o ter como novo cliente, por isso aproveite esta situação para renegociar os termos do seu contrato.

Analise as condições da concorrência e depois vá ao seu banco actual e coloque as suas exigências, eles irão mexer-se para não o perder.

Convença-os a baixar a taxa de juro, a baixar a sua prestação ou então a amortizar a dívida mais rapidamente com a prestação que já paga actualmente.

Veja como pode utilizar o cartão de crédito em seu benefício.
Método bola de neve

Já aqui foi explicado como funciona este modelo de eliminação da dívida. Em poucos passos, consiste em:

1. Fazer uma lista de todas as dívidas do cartão de crédito.
2. Pague todas as dívidas com o menor valor obrigatório, e com todo o dinheiro que sobrar abata a dívida mais baixa.
3. Quando esta desaparecer, passe para a dívida mais baixa seguinte.

Consolidação dos créditos

Pode combinar todas as prestações dos seus créditos e passar a fazer apenas um pagamento mensal, com uma taxa de juro mais baixa. Ao fazer isso passará a ter mais dinheiro disponível que depois usará para abater a dívida, usando por exemplo o método anterior. Se quiser saber mais, veja como funciona o crédito consolidado.
Se não souber usar correctamente o cartão de crédito, tem muito mais a perder do que a ganhar. Mas desde que seja responsável na sua utilização, pode até tornar-se numa aliado em situações financeiras mais complicadas. Se não se sente com auto-controlo para ter cartões de crédito, então pague tudo com dinheiro e não terá mais problemas.



Se quiser saber mais sobre a utilização de cartões de crédito com vantagens veja como ter benefícios com o cartão de crédito.

Aqui vai encontrar tudo o que precisa de saber sobre a correcta utilização do cartão de crédito, porque quando é bem utilizado oferece uma forma muito conveniente de pagamento. Além disso, os cartões de crédito dão muita flexibilidade e benefícios úteis a todos os que os sabem utilizar de forma correcta.

Se está a pensar em ter um cartão de crédito, mas não sabe muito bem qual deve escolher, este guia será muito útil para si. Vai explicar-lhe o essencial sobre os cartões de crédito e escolher o mais apropriado para as suas necessidades.

Quando bem utilizado, o cartão de crédito tem muitos benefícios!
Vamos ao básico…
Como Funciona o Cartão de Crédito

Os cartões de crédito oferecem um método de pagamento conveniente e seguro, bem como flexibilidade para empréstimos pessoais de curta duração.

Quando paga algum produto ou serviço com o cartão de crédito, o fornecedor do cartão está a emprestar-lhe dinheiro para fazer o pagamento. Todos os meses vai receber um extracto com o detalhe de todos os movimentos que faz com o cartão.

Quando é feito o empréstimo para comprar o produto o banco dá-lhe um período de crédito gratuito para fazer o pagamento e sempre que consegue repor o dinheiro dentro deste prazo, não será cobrado nenhum juro no cartão de crédito. Já vamos ver mais adiante como funciona exactamente.

O cartão de crédito permite-lhe comprar produtos e serviços sem ter dinheiro disponível!
Vantagens e Desvantagens do Cartão de Crédito

Como em todos os produtos e serviços existentes, há vantagens e desvantagens em ter cartões de crédito.
Vantagens dos Cartões

Crédito gratuito de curto prazo – Desde que pague o dinheiro que utilizou anteriormente dentro do prazo estabelecido no contrato (por exemplo, trinta dias) não incorrerá em juros.

Segurança e conveniência – Sempre que precisa de pagar algo, seja uma transacção nacional ou internacional, está protegido contra vários tipos de ataques. É o método ideal para fazer compras pela internet.

Protecção da compra – Existem leis internacionais que atribuem responsabilidades aos comerciantes e bancos sempre que existem irregularidades nas compras. As instituições financeiras são obrigadas a devolver-lhe o dinheiro quando não recebeu o produto que comprou, dentro de determinados limites.

Protecção de fraude – Se for vítima de roubo ou fraude com o seu cartão de crédito, não terá de pagar pela utilização indevida do cartão.
Incentivos – Todas as empresas a quem pode solicitar cartões de crédito têm várias vantagens e benefícios para os seus clientes. Se for um cliente leal e cumpridor, terá acesso a várias regalias, que podem ir até à devolução de uma percentagem do dinheiro que gastou.

Utilização mundial – É o método de pagamento mais aceite em todo o mundo. É difícil encontrar um país que não funcione com este cartão de crédito internacional. Se tiver um cartão, pode fazer compras em qualquer site da internet, nacional ou internacional.
Desvantagens dos Cartões
Juros – Sempre que não consegue pagar o dinheiro que utilizou, dentro do prazo acordado, tem de pagar juros muito altos. Os juros dos cartões de crédito variam entre as várias instituições financeiras. Se pensa que não conseguirá pagar as dívidas do cartão de crédito todos os meses, tem de escolher um cartão com uma taxa de juro competitiva.

Limite de crédito – O dinheiro que pode gastar com um cartão de crédito é limitado, por isso pode ter acesso a menos dinheiro do que está a pensar. O limite depende do tipo de cartão que subscrever. Com a crise económica, os bancos ficaram mais cautelosos na atribuição dos cartões de crédito. Com o aumento do crédito malparado, é agora mais complicado ter limites elevados num cartão de crédito.


O Melhor Cartão de Crédito Para Si

Existem três formas de utilizar o seu cartão de crédito:

* Simplesmente para fazer compras.
* Transferir as dívidas de outros créditos.
* Levantar dinheiro em caixas multibanco.

Os juros do cartão de crédito dependem também do tipo de utilização que faz do serviço. Tipicamente os bancos estabelecem uma hierarquia de pagamento do juro que começa pelos mais baixos, deixando os clientes com as dívidas mais elevadas por pagar.

Se não utilizar o cartão cuidadosamente irá correr o risco de ficar com dívidas elevadíssimas. Se for disciplinado na sua utilização, não terá qualquer problema em gerir os seus movimentos.
Cartão de Crédito Sem Anuidade

Alguns cartões de crédito não têm anuidade (o valor que paga para ter um cartão), mas depende sempre do tipo de cartão e do contrato que vai fazer.
Deverá optar, sempre que for vantajoso, por cartões de crédito sem anuidade. Pode utilizar vários cartões de crédito, um para cada tipo de operação que vai realizar, se as taxas de juros forem atractivas. O que não deve fazer é utilizar dois cartões de crédito para fazer o mesmo tipo de operações.

Por exemplo, o levantamento de dinheiro de uma caixa multibanco com um cartão de crédito visa tem taxas de juro mais elevadas do que as utilizadas numa compra pela internet e não costumam ter o período gratuito de crédito, com pagamento sem juros. Por isso, nunca levante dinheiro a crédito, a menos que seja essencial.

Estes serviços estão sempre a ser inovados, por isso é preciso conhecer na altura em que precisa do cartão de crédito quais as condições existentes no mercado.
Comparar Cartões de Crédito

As leis têm vindo a beneficiar os consumidores, obrigando a que as instituições financeiras disponibilizem informação detalhada e que possa ser directamente comparável entre cartões de crédito.

É mais simples hoje saber qual o cartão de crédito com melhor taxa de juro para determinada operação. É também mais simples conhecer os benefícios que são oferecidos aos clientes.
Solicitar o Cartão de Crédito Certo Para Si

Aqui ficam alguns tipos de utilizações mais comuns de um cartão de crédito, para pode determinar que tipo de consumidor é.
Consegue Pagar o Balanço Todos os Meses?

Se vai utilizar o cartão para a maior parte das compras, mas consegue pagar sempre todo o balanço no final de cada mês, não terá de pagar juros no cartão de crédito.

Depende sempre do cartão, mas o período de carência de juros pode ir até aos dois meses após a compra. Isto permite uma folga bastante alargada, desde que seja organizado nas suas finanças pessoais.

Atenção! Podem existir serviços que não têm este período de graça, mesmo que consiga fazer o pagamento mensalmente. Saiba quais são essas operações.

Se consegue pagar todos os meses aquilo que utiliza, é indiferente o juro dos cartões de crédito. Em vez de olhar para esse factor, compare antes os benefícios que terá com a sua utilização.

Existem benefícios para todos os gostos:

* Cashback – Devolução de dinheiro a partir de determinado valor de compras.
* Doações a instituições de solidariedade.
* Milhas de voos internacionais.
* Pontos para trocar por prémios variados.
* Acordos com vários serviços, como hotéis e rent-a-car.

A lista de benefícios é imensa, por isso é que a correcta utilização do cartão de crédito é muito interessante. Há cartões mais generosos do que outros.

Se tem dinheiro para pagar facilmente o que gasta ao longo do mês, mas não é muito organizado no seu orçamento doméstico, opte por fazer débito directo. Desta forma nunca se irá atrasar nos pagamentos e não incorrerá em dívidas.

Se não tem dificuldades em pagar o balanço do cartão, opte pelo que dá mais benefícios! Não Consegue Pagar o Balanço?

Se quer utilizar o cartão de crédito mas nunca consegue fazer o pagamento do balanço, opte por um que tenha uma taxa de juros mais baixa e que permita o pagamento sem juros em períodos mais alargados, até aos dois meses.

Existem cartões de crédito para todos os gostos e necessidades, por isso tem de procurar o que melhor se adapta às suas necessidades.

Necessita de ter cuidado, porque após o período sem juros, serão cobradas taxas de juros elevadíssimas. Podem ser superiores a 20%. Tem mesmo de conseguir pagar o crédito até que acabe o período de crédito grátis ou então necessita de outro cartão para transferir a dívida.

Se quer utilizar o cartão e tem dificuldades de pagamento, precisa de estar mais atento às novidades dos mercados, porque estão sempre a sair novos produtos. A cada seis meses, dê uma nova volta pelos bancos e conheça as melhores condições para si.

Se já tem alguma dívida num cartão de crédito, procure transferi-la para outro produto que tenha uma taxa mais baixa. Há cartões que têm o período de crédito gratuito para transferências. A outra alternativa já foi também referida e passa por utilizar um cartão de crédito com as melhores condições para cada tipo de utilização.

Já Tem Dívida no Cartão de Crédito?

É muito fácil endividar-se com o cartão de crédito, já o inverso pode ser muito mais complicado. A menos que tenha grande disciplina, poderá levar anos até eliminar uma dívida que começou por ser uma coisa insignificante.

Para conseguir reduzir as dívidas acumuladas num crédito é preciso que faça pagamentos acima do mínimo exigido. Um cartão de crédito pode vir com uma percentagem de pagamento do valor utilizado. Por exemplo, se gastou 100€ e tiver que pagar apenas 10% no final de cada mês, irá necessitar de 10 meses para fazer o pagamento, mesmo que tenha a possibilidade de repor o balanço logo no primeiro mês. Nestes casos, precisa de se dirigir ao banco e dizer que quer pagar a totalidade do crédito todos os meses.

Utiliza o Cartão de Crédito Para Viajar?

Os cartões de crédito Visa ou MasterCard são aceites em praticamente todo o mundo, principalmente quando existem turistas. Se a sua única utilização dos cartões de crédito é em viagens, deve solicitar um cartão de crédito que não tenha muitas taxas de utilização no estrangeiro.

O cartão de crédito é sem dúvida a melhor forma de pagamento no estrangeiro, mas pode ter bastantes custos se não for utilizado de forma correcta ou se não for o cartão mais aconselhado para esse tipo de utilização.

As taxas de câmbios utilizadas nos cartões de crédito são baseadas nas redes Visa e MasterCard. Pode variar entre 0% a 3%, dependendo do tipo de cartão que solicitar.

As taxas também dependem do local onde vai passar férias. Por exemplo, na Europa é normalmente mais barato do que em África.

Quando quiser adquirir um cartão de crédito para viajar, procure as vantagens que estes oferecem, como a substituição do cartão, seguros de viagem, roubo ou perda. Existe uma excelente oferta de serviços nos cartões de crédito a utilizar no estrangeiro.

Estas são algumas das formas mais utilizadas por quem precisa de adquirir cartões de crédito, mas existem ainda outras necessidades mais específicas. Por isso é que existem cartões de crédito internacionais, cartões de crédito universitários e até cartões de crédito de clubes de futebol.

Cuidados na Utilização do Cartão de Crédito

Como já deve ter percebido, a correcta utilização do cartão de crédito traz muitas vantagens e comodidades, mas os consumidores mais incautos e descuidados podem ser apanhados por uma teia de juros, comissões, taxas, dívidas, serviços, que acabarão por ser muito prejudiciais.

É preciso ter muita atenção no atraso dos pagamentos do crédito e na ultrapassagem dos limites do crédito. Além disso, precisa de ler com atenção o contrato para conhecer todas as operações que estão sujeitas a taxas de juros e outras comissões.

A sua taxa de juro pode depender do seu histórico de crédito e quem tem melhor histórico tem acesso a melhores condições na solicitação do cartão de crédito.

Como Conseguir Solicitar Um Cartão de Crédito

Antes era mais simples conseguir ter acesso a um cartão de crédito, mas actualmente os bancos estão mais cuidadosos. Um bom historial de crédito é muito importante para conseguir ter acesso às melhores condições contratuais.

Se tem problemas com outros créditos pessoais, poderá ter muitos problemas para conseguir solicitar um cartão de crédito.

Para melhorar as suas hipóteses de conseguir um cartão de crédito:

* Cancele os cartões de crédito que já não utiliza.
* Peça apenas os cartões de crédito acessíveis a si, para não ter histórico de recusas.

Se está com dificuldades em conseguir pagar as suas dívidas do cartão de crédito, tente renegociar a dívida. Quanto mais cedo, melhor. Considere também a opção de transferir o dinheiro para um cartão de crédito com melhores condições.

O cartão de crédito é um produto financeiro que pode trazer excelentes benefícios nas finanças pessoais de todos aqueles que são disciplinados com as suas economias.



fonte: poupardinheiro.info

4 comentários:

  1. tenho mas não uso!!! salvo em compras na net ou em ferias no estrangeiro fora disso pago e sai da conta!

    ResponderEliminar
  2. É um perigo quem não sabe se conter e pensa realmente que o dinheiro é de graça...concordo com o seu texto...é uma realidade que muita gente não sabe sobre as taxas de juros altíssimas, depois vira uma bola de neve ejá viu...conheci pessoas que aconteceram isso e virou um baita problema para se livrar das dividas,
    gostei das informações,
    bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho, mas minha regra é: sempre pagar o total da fatura, nunca parcelar.
    Abraço e parabéns pelo post

    ResponderEliminar