Não são apenas os animais que a devem preocupar quando partir de férias, as plantas também merecem uma especial atenção.


E para elas basta criar um ambiente agradável e deixá-las gozar o descanso.

Se não conta com a ajuda de uma vizinha zelosa que possa tratar das plantas durante a sua ausência, siga alguns destes conselhos práticos, que vão facilitar a sua vida e a das plantas que dependem de si.

Plantas

As plantas necessitam de várias horas de luz por dia. Não as deixe numa sala sem luz, porque as folhas vão amarelecer e podem mesmo morrer.

A água é outro dos problemas. Se não tem quem as regue, não cometa o erro de deixar os vasos "afogados" em água, porque muita água só é boa na praia. A terra deve ficar húmida e não encharcada.

Caso possua um jardim, coloque aí as suas plantas de casa. regue-as até à saturação e depois, enterre os vasos, parcial ou totalmente, à sombra e protegidos do vento. Cubra então os pés das plantas com jornais velhos ou palha, para os segurar e coloque pedras ou terra por cima.

Uma varanda pode fazer o mesmo efeito, na falta do jardim, especialmente quando esta está virada para o sol. Proteja-as deste e do vento com uma rede própria, em forma de abrigo. Arranje uma caixa cheia de areia ou terra humedecida e enterre aí os vasos, depois de saturados de água.

Na falta de ambas as soluções, opte por um quarto com cortinas e persianas abertas (de onde retirou todos os valores, obviamente, e deixe-o fechado à chave).

Outra solução simples é utilizar, como reservatório, a banca da cozinha, o tanque ou a banheira. Coloque os vasos em cima de uma toalha grossa dobrada ao meio, na parte de cima da bancada, mas a extremidade da toalha deverá ficar mergulhada na água. Vai ficar humedecida e fornecerá à planta a água necessária.

Um sistema simples para as plantas verdes isoladas: numa garrafa cheia de água introduza uma mecha e como tubo de suporte utilize um tubo de plástico, e una ao vaso.

Pode ainda comprar floreiras próprias com reservatórios incorporados, que podem conter água suficiente para duas ou três semanas.

E agora pode partir descansada, para gozar as merecidas férias deste ano. Quando voltar, terá à mesma o regalo de passar os olhos pelo verde das suas plantas.

fonte: mulher portuguesa

1 comentário:

  1. Verdade,não só comungo com voce,mas semeadr sou sim de flores e pimenteiras!

    Dacord!
    Vive La Vie!

    ResponderEliminar