Hora do tacho - Bifanas à moda do Porto
Se mais para o sul, uma bifana no pão é, como se diz no Porto, uma febra no pão, cá no norte são febras laminadas com um molho espetacular de dar água na boca logo na entrada da tasca. Sim, porque nas tascas elas são uma delícia.
Hoje foi umas bifaninhas no pão fora de casa porque na hora do almoço não dá para as cozinhar. Mas tem uma receita que eu costumo fazer que fica 5 estrelas, ora apontem aí.
Ingredientes (4 pessoas comilonas)
- 1 kg de bifanas de porco (ver dicas);
- 2 cervejas de 20 cl ou uma de 33 cl;
- 15 cl de vinho branco (pouco mais de meio copo);
- 3 colheres de sopa de whisky ou brandy;
- 12,5 cl de óleo (meio copo);
- 1/2 limão;
- 1 ou 2 dentes de alho;
- 1 folha de louro;
- 1 colher de sobremesa de colorau;
- 1 colher de café de cominhos
- sal;
- malagueta moída;
- pão bijou (para fazer as sandes).
Preparação:
Se gostar de encontrar bocadinhos de alho, laminar os dentes de alho. Se não apreciar, esmagar o alho, mesmo com a casca (para depois retirar no final).
Juntar todos os ingredientes num tacho, excepto as bifanas. Assim que a mistura ferver, adicionar as bifanas e mexer.
Ao fim de cerca de 10 minutos, retirar o limão. Continuar a deixar cozer, mexendo de vez em quando, durante mais 20 ou 30 minutos (ficam boas quase a desfazer-se). Retificar o tempero antes de as levar à mesa.
Abrir o pão, encher com a carninha e, para os mais amantes de picante, mergulhar parcialmente a sande no molho e deliciar-se.
Dicas:
Geralmente uso malagueta moída, mas as malaguetas inteiras ou piri-piri de frasco também resultam bem. Este é um daqueles pratos que deve ser bem picantinho.
Se não tiver whisky ou brandy, pode usar uma bagaceira ou mesmo fazer sem nenhuma delas.
Compro as bifanas no talho e peço para as fatiarem na máquina de fiambre. Atualmente já há supermercados que têm habitualmente as bifanas assim cortadas.
Costumo fazer as bifanas no Wok e levo-as à mesa assim. Corto o pão e coloco num cesto e cada qual prepara as suas bifanas, consoante gostam com mais ou menos recheio e com mais ou menos molho.
Para mais pessoas, basta dobrar ou triplicar as quantidades.
Receita tirada deste site.
Sem comentários:
Enviar um comentário